Como posso saber mais sobre o GROME?

Acesse: www.2grome.com.br e confira todas as informações sobre a nossa plataforma!


O que é o GROME?

O GROME – Global Register of Music Equipments é uma plataforma gratuita para registro de instrumentos e equipamentos musicais. Nela você poderá registrar instrumentos e se um dia o perder, alertar vários músicos próximo a você sobre a perda.


Como o GROME pode me ajudar?

O instrumento é um item muito valioso para nós músicos. Caso você perca seu instrumento, seja por furto ou extravio, utilizando o GROME suas chances de recuperar o item perdido aumentam. Com o GROME você terá um canal exclusivo de comunicação com vários outros músicos. Com nossa solução você poderá avisar vários outros músicos sobre a perda, isso contribuirá com a recuperação do item. Quanto mais músicos souberem da perda, maiores são suas chances de recuperar o item perdido. Muitos instrumentos e equipamentos perdidos são comercializados no mercado de usados de forma ilegal. Com nossa plataforma você avisará vários compradores do mercado de usado e possibilitará o rastreamento de seu item. Caso alguém esteja vendendo um instrumento roubado, o comprador poderá verificar em nossa plataforma se o devido item é roubado e consequentemente ajudar na recuperação/devolução.


Quem pode ver meu registro?

O registro só poderá ser acessado pelo usuário que o criou ou por alguém que acesse o endereço do registro disponibilizado pelo próprio usuário, seja por meio de link ou pelo QR code disponibilizado pelo GROME.


O registro do instrumento é gratuito?

Sim, não há custo para você registrar um instrumento ou equipamento musical no GROME. Você poderá registrar quantos instrumentos quiser gratuitamente.


O registro no GROME possui validade?

Não. Tanto o registro, quanto o alerta de perda emitido em nossa plataforma não possui validade. Eles ficarão registrados em nossa plataforma permanentemente até que você (usuário que cadastrou/registrou) retire o alerta ou apague o registro.


Possuo limites para registro de instrumentos e/ou equipamentos musicais?

Não, você poderá registrar quantos instrumentos e/ou equipamentos musicais que quiser, tudo de forma gratuita.


Como faço para registrar um instrumento?

Para registrar seu instrumento é simples. Você precisa criar uma conta em nossa plataforma em: www.grome.com.br. Ao criar sua conta, basta acessar a aba Meus Equipamentos e adicionar os instrumentos ou equipamentos a qual deseja. Caso possua alguma dúvida, confira os vídeos e manual de como registrar seu instrumento em: www.2grome.com.br


Posso registrar no GROME um instrumento já perdido?

Sim. Queremos ajudar você a recuperar seu item. Registre seu instrumento e logo em seguida, emita um alerta de perda. Este alerta ficará disponível para consulta pública em nossa plataforma. Neste alerta, insira todas as informações sobre a perda de seu equipamento. Isso ajudará a outros músicos conhecerem seu instrumento, perda e assim ajudar na recuperação.


Não possuo Nota Fiscal do meu instrumento, posso registrá-lo?

Sim, você pode registrar um instrumento sem nota fiscal. Porém recomendamos que insira os dados da Nota Fiscal. Caso seu instrumento seja recuperado, a nota fiscal é um item valioso para comprovar a real posse de seu instrumento. Caso contrário, outros usuários poderão contestar seu registro (caso alguém alegue que seu instrumento não é seu).


Para que serve a Tag GROME com Código QR?

A Tag GROME é um COMPLEMENTO de seu registro. Ela não é obrigatória para você registrar seu equipamento em nossa plataforma. A Tag é um item de identificação para você colocar em seu instrumento. Esta tag conterá um código QR com seus dados de contato. Caso alguém utilize um smartphone e leia esse código, esta pessoa possuirá seus dados de contato. Isso permitirá que outros músicos entrem em contato com você para comunicar a recuperação ou devolução do instrumento perdido. A Tag é um item importante que ajudará na recuperação do item perdido. Caso alguém encontre este item, basta ele ter um smartphone que conseguirá descobrir quem é o dono e contribuir com a devolução. A tag é um adesivo de fácil aplicação. Você pode colocar ele no local que quiser, seja no instrumento ou na bag de seu instrumento. Ele não danificará a pintura de seu item.


Posso oferecer recompensa no alerta?

Para incentivar a recuperação, é optativo oferecer uma recompensa para recuperar seu alerta. Essa recompensa você informará no ato da emissão do alerta de perda e será depois negociada entre os usuários.


Se eu oferecer recompensa para recuperar meu instrumento, terei algum custo extra?

Não. A recompensa ofertada é de total responsabilidade do ofertante. O GROME não se envolverá nesta transação, este é um processo que deverá ser feito diretamente entre as partes (dono do instrumento perdido e pessoa que recuperou o item). A recompensa é de total responsabilidade do ofertante. O GROME não oferece mecanismo de pagamento eletrônico para este caso e está isentado de qualquer ônus judicial que possa ocorrer no pagamento da recompensa ofertado. Portanto, não há custos extras para oferecer recompensa.


Vendi meu instrumento registrado a um colega, posso transferir meu registro?

Sim. Caso você comercialize seu instrumento, não esqueça de transferir seu item ao novo dono. Essa transferência é gratuita, basta você possuir o e-mail do novo dono. Em nossa plataforma existe uma função de transferência (um botão disponível no registro de seu item). Ao utilizar essa função, basta você inserir o e-mail da pessoa a qual deseja transferir que ela receberá um e-mail sobre a transferência. Caso ela não possua o registro no GROME, ela terá que fazer antes da transferência ser concluída. Após a conclusão do cadastro, o instrumento é transferido automaticamente. Atente-se que, uma vez transferido o registro, você não poderá desfazer desta transferência.


Por quanto tempo o meu alerta ficará disponível para consulta pública?

O alerta emitido ficará disponível para consulta permanentemente em nossa plataforma até que você o retire. Mesmo que o item não seja encontrado na hora, ele poderá ser consultado na nossa base de dados por qualquer pessoa. Isso permitirá que outros usuários consultem os dados do instrumento perdido e caso tenha alguma informação sobre o item, os mesmos poderão comunicá-lo e contribuir com a recuperação.